Hipnoterapia
O que é a hipnoterapia e em que consiste?
A hipnoterapia é uma psicoterapia que recorre ao estado hipnótico.
As psicoterapias “falam com as emoções”. São as emoções mal resolvidas, mal processadas, indigestas, que nos retiram o bem-estar. A vantagem do estado hipnótico é conseguir falar com o inconsciente, que é um reservatório imenso de informação. Está lá gravado tudo desde que nasceu e até mesmo antes de ter nascido. É como se fosse o disco rígido de um computador, onde está o sistema operacional, mas também os programas. Acedendo aos programas, conseguimos corrigir “erros de programação” – traumas, medos, crenças limitantes, e tudo o que limite o bem-estar emocional.
Consiste num conjunto de técnicas, transe conversacional ou induzido, que promove a mudança de estado de sentir. Sendo as técnicas adaptadas a cada pessoa, problema apresentado, e se é feito on-line ou presencialmente. Sendo que também se podem fazer em regime misto.
Como pode Ajudar?
Como fala com o inconsciente, pode ir à origem do sintoma.
O que leva as pessoas a pedir ajuda é um sintoma que lhes retira o bem-estar.
Todos os sintomas têm uma origem. Se atuamos só no sintoma, este pode desaparecer e depois reaparecer. Ou pode desaparecer e aparecer outro. Mas quando vamos à origem do sintoma, o sintoma tende a desaparecer, ou a atenuar (dependendo da história clínica e medicamentosa).
A hipnoterapia pode ser de grande ajuda em medos e fobias, ataques de pânico, ansiedade, depressão, processar lutos, adições, perda de peso, dificuldade de concentração, baixo rendimento escolar e desportivo, dores, insónias, traumas, timidez e fobia social, entre outros.
Qualquer pessoa pode fazer hipnoterapia?
Sim. É um estado natural em que entramos automaticamente de 90 em 90 minutos. Por exemplo, quando conduzimos nos percursos mais rotineiros e vamos de casa para o trabalho, ou do trabalho para casa e damos por nós no destino e nem nos lembramos do percurso – é um estado hipnótico. Estamos tão concentrados nos pensamentos, que nos abstraímos da realidade à volta. Como é um estado natural todos entramos nele.
Contudo, como a hipnose é um estado de atenção concentrada, cuja ferramenta é a Imaginação, quem tenha essas funções comprometidas poderá não o conseguir.
A hipnose dá-se pelo ouvido, o consulente terá de ir seguindo as instruções sugeridas oralmente: concentrar no que se lhe diz, capacidade de Imaginar o que se lhe sugere e capacidade de fazer imageticamente o que se sugere.
Reunindo estas capacidades, pode fazer, desde que queira
Qualquer pessoa pode ser hipnotizada?
Como vimos é um estado natural em que se entra de 90 em 90 minutos. Basta querer, colaborando e seguindo as instruções. À exceção dos casos mencionados anteriormente.
Em que casos está indicada?
Como já vimos, está indicada para os estados emocionais que retiram o bem-estar. Mas também se adequa a alguns desconfortos físicos, pois como sabemos há emoções que afetam o físico. Lembre-se que as emoções alteram a química corporal e desse modo o físico “somatiza”.
Por exemplo, normalmente a adrenalina é libertada na corrente sanguínea em situações de stress e excitação. É comum que nessas situações as pessoas comecem a apresentar taquicardia, sudorese, dilatação de pupilas, respostas conhecidas como reações de tipo “luta ou fuga”. Este mecanismo serve para estimular o corpo para que consiga reagir de forma mais rápida às situações de perigo. Assim, uma pessoa constantemente stressada vive com altos níveis de adrenalina, pois o seu organismo está sempre em estado de alerta. Esta ativação persistente dos mecanismos de reação do corpo, fazem com que haja um maior risco do desenvolvimento de hipertensão, arritmias cardíacas, doenças cardiovasculares, além de maior risco de se desenvolverem doenças autoimunes, endócrinas, neurológicas e psiquiátricas.
Como dizia Albert Einstein:
“Tudo aquilo que o homem ignora, não existe para ele. Por isso o Universo de cada um, resume-se ao tamanho do seu saber.”
Veja o vídeo em que explico em que consiste a hipnoterapia
Veja o vídeo em que explico em que consiste o estado hipnótico
Se quiser experimentar um pouco em que consiste o estado hipnótico, acomode-se confortavelmente, (preferencialmente deitado), assegure-se que ninguém o interrompe (pois como sabemos é um estado de atenção concentrada). Carregue no vídeo, feche os olhos e vá seguindo as instruções e desfrute!
Testemunhos
Adoro o que faço! Sinto-me uma privilegiada por as pessoas confiarem em mim e me contarem o que geralmente evitam e escondem.
A intenção desta partilha é que possa incentivar quem leia a pedir ajuda, vendo que outros já passaram pelos mesmos bloqueios e conseguiram ultrapassá-los.
Para respeitar esse anonimato, os nomes não estão completos nos testemunhos que generosamente fizeram.
Admiração e Gratidão a todos que me procuram!
“A mente que se abre a uma nova ideia, jamais volta ao tamanho original.”
– Albert Einstein