Skip to content

Hipnoterapia

O que é a hipnoterapia e em que consiste?

A hipnoterapia é uma psicoterapia que recorre ao estado hipnótico.

As psicoterapias “falam com as emoções”. São as emoções mal resolvidas, mal processadas, indigestas, que nos retiram o bem-estar. A vantagem do estado hipnótico é conseguir falar com o inconsciente, que é um reservatório imenso de informação. Está lá gravado tudo desde que nasceu e até mesmo antes de ter nascido. É como se fosse o disco rígido de um computador, onde está o sistema operacional, mas também os programas. Acedendo aos programas, conseguimos corrigir “erros de programação” – traumas, medos, crenças limitantes, e tudo o que limite o bem-estar emocional.

Consiste num conjunto de técnicas, transe conversacional ou induzido, que promove a mudança de estado de sentir. Sendo as técnicas adaptadas a cada pessoa, problema apresentado, e se é feito on-line ou presencialmente. Sendo que também se podem fazer em regime misto.

Como pode Ajudar?

Como fala com o inconsciente, pode ir à origem do sintoma.

O que leva as pessoas a pedir ajuda é um sintoma que lhes retira o bem-estar.

Todos os sintomas têm uma origem. Se atuamos só no sintoma, este pode desaparecer e depois reaparecer. Ou pode desaparecer e aparecer outro. Mas quando vamos à origem do sintoma, o sintoma tende a desaparecer, ou a atenuar (dependendo da história clínica e medicamentosa).

A hipnoterapia pode ser de grande ajuda em medos e fobias, ataques de pânico, ansiedade, depressão, processar lutos, adições, perda de peso, dificuldade de concentração, baixo rendimento escolar e desportivo, dores, insónias, traumas, timidez e fobia social, entre outros.

Qualquer pessoa pode fazer hipnoterapia?

Sim. É um estado natural em que entramos automaticamente de 90 em 90 minutos. Por exemplo, quando conduzimos nos percursos mais rotineiros e vamos de casa para o trabalho, ou do trabalho para casa e damos por nós no destino e nem nos lembramos do percurso – é um estado hipnótico. Estamos tão concentrados nos pensamentos, que nos abstraímos da realidade à volta. Como é um estado natural todos entramos nele.

Contudo, como a hipnose é um estado de atenção concentrada, cuja ferramenta é a Imaginação, quem tenha essas funções comprometidas poderá não o conseguir.
A hipnose dá-se pelo ouvido, o consulente terá de ir seguindo as instruções sugeridas oralmente: concentrar no que se lhe diz, capacidade de Imaginar o que se lhe sugere e capacidade de fazer imageticamente o que se sugere.

Reunindo estas capacidades, pode fazer, desde que queira

Qualquer pessoa pode ser hipnotizada?

Como vimos é um estado natural em que se entra de 90 em 90 minutos. Basta querer, colaborando e seguindo as instruções. À exceção dos casos mencionados anteriormente.

Em que casos está indicada?

Como já vimos, está indicada para os estados emocionais que retiram o bem-estar. Mas também se adequa a alguns desconfortos físicos, pois como sabemos há emoções que afetam o físico. Lembre-se que as emoções alteram a química corporal e desse modo o físico “somatiza”.

Por exemplo, normalmente a adrenalina é libertada na corrente sanguínea em situações de stress e excitação. É comum que nessas situações as pessoas comecem a apresentar taquicardia, sudorese, dilatação de pupilas, respostas conhecidas como reações de tipo “luta ou fuga”. Este mecanismo serve para estimular o corpo para que consiga reagir de forma mais rápida às situações de perigo. Assim, uma pessoa constantemente stressada vive com altos níveis de adrenalina, pois o seu organismo está sempre em estado de alerta. Esta ativação persistente dos mecanismos de reação do corpo, fazem com que haja um maior risco do desenvolvimento de hipertensão, arritmias cardíacas, doenças cardiovasculares, além de maior risco de se desenvolverem doenças autoimunes, endócrinas, neurológicas e psiquiátricas.

Como dizia Albert Einstein:

“Tudo aquilo que o homem ignora, não existe para ele. Por isso o Universo de cada um, resume-se ao tamanho do seu saber.”

Veja o vídeo em que explico em que consiste a hipnoterapia

Veja o vídeo em que explico em que consiste o estado hipnótico

Se quiser experimentar um pouco em que consiste o estado hipnótico, acomode-se confortavelmente, (preferencialmente deitado), assegure-se que ninguém o interrompe (pois como sabemos é um estado de atenção concentrada). Carregue no vídeo, feche os olhos e vá seguindo as instruções e desfrute!

Testemunhos

Adoro o que faço! Sinto-me uma privilegiada por as pessoas confiarem em mim e me contarem o que geralmente evitam e escondem.

A intenção desta partilha é que possa incentivar quem leia a pedir ajuda, vendo que outros já passaram pelos mesmos bloqueios e conseguiram ultrapassá-los.

Para respeitar esse anonimato, os nomes não estão completos nos testemunhos que generosamente fizeram.

Admiração e Gratidão a todos que me procuram!

“A mente que se abre a uma nova ideia, jamais volta ao tamanho original.”

– Albert Einstein

Fátima
Trabalhei anos na área da saúde, mas o meu conhecimento da hipnose foi pouco. Há uns meses senti necessidade de pedir ajuda. Andava muito ansiosa e um pouco triste. Pedi ajuda à Dr. Maria, fiz as sessões de terapia e sinto-me muito melhor. Encaro a vida com outra perspetiva. Recomendo! Se precisar, peça ajuda!
Fátima
Cláudia
Recorri à consulta da hipnoterapeuta Maria Santos na tentativa de resolver traumas/bloqueios que ocorreram na infância e juventude. Realizei várias sessões e, gradualmente, fui ultrapassando as dificuldades que tinha em aprofundar e resolver o que me impedia de viver plenamente a vida. Adquiri melhor qualidade de vida, porque encaro as situações mais problemáticas que vão surgindo com mais calma e serenidade. A minha vida mudou para melhor! Como tal, só tenho a agradecer à hipnoterapeuta Maria todo o esforço, dedicação e carinho com que me ajudou a superar as minhas fragilidades!
Cláudia
Isabel
Maria, começo por te agradecer por toda a tua dedicação empenho e sabedoria em ajudares os outros a ultrapassarem os seus medos, as suas fraquezas entre outras coisas. É tão bom cada vez que vou à tua consulta. Quando saio de lá sinto me forte e capaz de enfrentar todos os meus medos. Sinto me serena e em paz. Em paz comigo e com os outros. Resolvi coisas que me atormentavam coisas que trazia há muito tempo comigo. Falei e partilhei coisas contigo que nunca o tinha feito com ninguém, e tu sabes. Fi-lo porque encontrei em ti alguém capaz de me ouvir e sabia que me ias ajudar a ultrapassar tudo aquilo que me levou a ir ter contigo. Grata por todo o bem que me tens feito. Um grande beijinho
Isabel
Sónia
Sofria de endometriose, intestino irritável, intolerância alimentar e também sentia ansiedade, medos, depressão, sem saber como tudo isso começou. Decidi procurar ajuda. Uma rapariga falou-me na Dra. Maria Santos. No princípio estava um pouco reticente, não sabia bem em que consistia a hipnoterapia, mas fui e não me arrependo. Pelo contrário, aconselho. As consultas da Dra. Maria ajudaram-me bastante, aliviaram muito as dores da endometriose e do intestino irritável. Aprendi a conhecer e respeitar o meu corpo, o que sinto. Aliviou-me nos sintomas, até me fez poder voltar a comer ovos, glúten e soja. Com moderação, mas o meu corpo voltou a aceitar. Sabendo que estes alimentos já não me fazem falta, mas pude voltar a consumir e não ficar doente e não ter dores. Ajudou-me nos meus medos, ansiedade e depressão que sentia, que me dominavam sem saber o que era. Agradeço à Dra. Maria por esta caminhada, ajudou-me com muito amor, carinho, atenção e apoio. Ajudou-me a perceber o que se passava no meu corpo, a ordenar a minha mente e emoções. Com muito carinho e abraços. Sou grata por me ter ajudado a curar interior e fisicamente.
Sónia
Conceição
Tinha-me sido diagnosticada uma capsulite adesiva e, devido a suspeitas de um quadro de burnout, fui aconselhada a consultar um psiquiatra ou psicólogo. Enquanto recuperava bem da capsulite, o processo emocional, com sessões quinzenais de psicologia, não apresentava evolução positiva, há muito tempo. Energeticamente, emocionalmente estava muito fraca e surgiam outros sintomas físicos bastante limitantes. Recorri ao reiki e confirmou-se a deficiência energética… A terapeuta acabou por me sugerir a hipnoterapia e, mais concretamente, o trabalho da terapeuta Maria Santos. Levei pouco tempo a decidir-me pois a psicologia já não era para mim. Felizmente, consegui rapidamente consulta, devido a uma desistência (sei que não há coincidências!). Na primeira consulta, a Maria fez-me uma série de questões que determinaram a sua atuação e o processo a seguir, o qual me foi explicado detalhadamente. O tratamento é feito num estado muito relaxado, em ambiente acolhedor e confortável, com a alegria contagiante da Maria. Ela usa muito as histórias que, no estado meditativo (mas consciente) em que nos encontramos, vão ajudar a desbloquear situações limitantes, entre outros processos. À medida que vamos evoluindo positivamente, as sessões são mais espaçadas, mas nunca falta o apoio, se necessário, da Maria, entre cada sessão. Conjuntamente com outras terapias naturais e alternativas que faço, a hipnoterapia tem sido muito, muito importante na minha recuperação de problemas de uma vida…
Conceição
Lucy Conceição
A Hipnoterapia é uma terapia capaz de transformar a vida. Recorri a hipnoterapia com a Dra. Maria Sacramento, após vários tratamentos e medicações. Já tinha batido a muitas portas, psiquiatras, psicólogos e muita medicação que só me estava a deixar mais parada fisicamente e psicologicamente de tanta medicação. Sentia uma enorme dor no peito uma tristeza profunda achava que nada mais fazia sentido. Tinha chegado ao meu limite estava sem rumo e pensava muitas vezes em desistir. Sempre fui muito ativa, cheia de energia adorava caminhar ao ar livre e lutava sempre por os meus sonhos, sempre pronta a ajudar o próximo. A vida é um ciclo e está sempre a pôr-nos a prova. Tinha pensamentos e acontecimentos até mesmo da infância ao longo da vida que me tinham marcado negativamente e estavam a levar-me para o abismo. Tornou se numa bola de neve gigante impossível de suportar. Na hipnoterapia conheci a Dr. Maria Sacramento uma pessoa muito simpática e amável e logo na primeira sessão senti que tinha feito a escolha certa. No decorrer das sessões fui sempre subindo um degrau rumo ao meu bem-estar. Através da terapia recorrendo ao estado hipnótico, aprendi a ter consciência dos problemas e bloqueios que me estavam a estagnar. O nosso inconsciente leva-nos a acontecimentos da nossa vida que nos perturbam e nos deixam em baixo sem força para seguir em frente. E como se voltássemos atrás no tempo e vamos incutir a nos próprios as novas formam de nos relacionar com o que nos incomoda e até não dar importância aos acontecimentos do passado. Eu tenho por hábito dizer que é um arrumar de pensamentos e acontecimentos nas prateleiras do nosso cérebro. Foi um processo de várias sessões de terapia com a Dr. Maria Sacramento, que através da leitura e várias técnicas me ajudou a desbloquear o medo a tristeza na origem dos sintomas. A dor no peito foi ficando mais leves o pensamento mais positivo, sentia que o meu cérebro ia criando ferramentas para conseguir ultrapassar tudo o que a vida me reservava. Neste momento estou recuperada e com um novo sentido para a vida, estou mais forte psicologamente. Posso afirmar que a Dra. Maria Sacramento é uma excelente profissional e que a minha luta pela vida foi uma dádiva que ela me ensinou a ver com outro olhar mais luminoso. Grata por ter sido presenteada por esta pessoa de sabedoria e luz enquanto profissional e ser humano.
Lucy Conceição
Teresa
Demorei tempo para perceber que precisava de ajuda. Demorei tempo para perceber que não eram os outros e o mundo que me rodeava que estavam mal.....era Eu. Cheguei ao ponto em que já não me via como antes. Tornei-me uma pessoa que detestava ser e não me reconhecia nela. Era uma pessoa fria, revoltada e cheia de rancor dentro dela e foi nesse exato momento que procurei a Hipnoterapia. Desde a primeira sessão que notei melhorias em mim. Comecei a entender e a ver que o mal não era o mundo nem os outros, mas a minha postura perante eles. Aos poucos e quase sem me dar conta, ia corrigindo mecanicamente as atitudes no dia a dia. Dei por mim a vislumbrar o meu verdadeiro Eu. Agora mais feliz, mais amada, mais confiante e empoderada! E tudo muda para melhor ao nosso redor. Eu sou melhor, sou melhor para os meus amigos e família e a consequência disso é amor, felicidade, tranquilidade e paz. Sou muito grata por esta caminhada juntas.
Teresa
João
Bendita a hora que procurei a hipnoterapia com A Maria Sacramento! Eu, com 67anos, tinha medo de entrar no duche, medo do escuro, de conduzir. A minha autoestima estava de rastos! Esta grande Senhora Maria Sacramento conseguiu com o seu profissionalismo que eu voltasse a ser o homem que era. Consegui deixar de ter medo de tudo o que me rodeava. Por isso, sempre que necessito, volto à Maria Sacramento, pois venho de lá limpo de todos os problemas que me atormentam. Aconselhei a amigos meus que recorram a esta Senhora, que na verdade é um Anjo na maneira como nos ajuda. Bem haja Maria!
João

Newsletter

Join over 1,000 people who get free & fresh content delivered each time we publish.

Quem sou

Sou mulher, mãe, filha, irmã, tia, cunhada, amiga, colega, uma humana.

Corria o ano de 1970 quando nasci, fruto de um Amor de uma alfacinha com um laurentino, em Moçambique. Com 4 anos vim para a metrópole e iniciou-se uma nova fase para toda a família, à semelhança de tantas outras famílias. Iniciei o ensino primário em Lisboa e o ciclo já em Elvas, cidade onde resido até ao momento.

A licenciatura em Relações Públicas e Publicidade fez-me voltar por uns anos a Lisboa, e seguidamente voltei a Moçambique para uma experiência de ano e meio a viver fora, lecionando e trabalhando numa agência de publicidade em Maputo.

Regressei a Portugal ano e meio depois, e a Vida trouxe novos caminhos e aprendizagens, casei, fui mãe, trabalhei em coordenação de formação profissional, projetos comunitários e agências de viagens.

Até que em 2012, decido mudar de rumo. Comecei a meditar e a questionar-me sobre o “caminho a seguir”.

Desde miúda que sempre gostei de pessoas. Sempre tive muita facilidade de empatizar, com muita facilidade as pessoas falavam comigo e muitas vezes, quase sem me conhecerem, “desabafavam” e comentavam que se sentiam bem em falar comigo.

Com todas estas ideias, começaram a fazer sentido, se tivesse uma ferramenta, poderia ajudar melhor as pessoas e poderia fazer disso “modo de vida”.

Comecei a procurar a Técnica/ Ferramenta que mais sentido me fazia, e voltei às leituras do Dr. Brian Weiss, o que me levou à hipnoterapia.

Encontrei o Professor Alberto Lopes, e senti que o Caminho seria esse. Iniciei a formação, muito completa e com estágio incluído, e à medida que avançava na aquisição desse conhecimento, crescia o sentimento de que a minha Missão estava encontrada!

Após um 2013 em formações intensivas várias, em 2014 inicio a atividade como hipnoterapeuta em Elvas. Em 2018 expando para Évora e em 2020 para Lisboa. Em 2020, devido ao cenário mundial, inicio sessões online e em 2022 crio a presente página para chegar a mais pessoas.

Desejo que os conteúdos lhe sejam de ajuda na recuperação do Seu Bem-Estar. Esta página é para si!